Vale a pena curtir o feriado de finados no RJ?

O Rio de Janeiro é a cidade litorânea brasileira mais procurada por turistas para passar o feriado prolongado de Dia de Finados, deixando para trás outros destinos badalados, como Salvador, na Bahia, e Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Vale a pena curtir o feriado de finados no RJ?

Vale a pena curtir o feriado de finados no RJ?

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos (como também é conhecido), sempre acontece no dia 2 de novembro no Brasil e é considerado um feriado nacional. É uma data celebrada principalmente pela Igreja Católica em muitos países e que tem como objetivo homenagear os entes queridos que se foram.

De modo geral, este dia é marcado por grandes movimentações de pessoas em igrejas e cemitérios, pois elas aproveitam o dia de folga no trabalho para levar flores, rezar, lembrar e homenagear familiares e amigos falecidos.

Por outro lado, muitas pessoas após fazer suas homenagens, aproveitam o feriado para realizar passeios, ir a praias, visitar pontos turísticos ou até mesmo fazer viagens mais longas, especialmente quando o feriado de finados cai próximo dos fins de semana, como é o caso do feriado de finados este ano de 2021, que caiu numa terça-feira.

O Rio de Janeiro é a cidade litorânea brasileira mais procurada por turistas para passar o feriado prolongado de Dia de Finados, deixando para trás outros destinos badalados, como Salvador, na Bahia, e Porto de Galinhas, em Pernambuco.

O litoral do país é muito cobiçado pelos viajantes internos que pretendem viajar para destinos de praia, querem ir a grandes cidades e têm preferência por destinos de natureza. Em resumo, tudo o que há no Rio.

 

Segredos para saber como aproveitar o feriado prolongado no Rio

 

Tem diversão para todo tipo de gosto, perfil e orçamento, claro! Trabalhar é ótimo, mas descansar também é necessário. Confira as dicas.

Fique um pouquinho a mais na cama

Aproveitar o dia é maravilhoso, a gente sabe e você também, mas além de curtir você também precisa descansar! Nada melhor que acomodações incríveis, quartos bem aconchegantes com piscina exclusiva, frigobar, ar-condicionado, e uma vista para o paraíso.

Experimente novos sabores

A gastronomia deixa qualquer folga ainda mais deliciosa! Independentemente de como aproveitar o feriado prolongado, aposte na culinária local, em algum prato diferente, você pode se surpreender. A comida, além de confraternizar, leva a identidade do lugar. Vale muito a pena!

Fique perto da natureza

Se conectar com a natureza e com as coisas simples é muito relaxante! Escolha um cenário propício para esquecer da vida estressante. Uma caminhada, uma trilha leve, uma piscina com uma vista incrível, tudo isso vai ajudar!

Visite lugares novos

Conhecer algo é incrível! É sempre uma experiência diferente. Pensar em um lugar, aquela praia que nunca visitou, o hotel que há anos adia uma hospedagem. Você vai ter novas histórias para contar.

Aproveite a noite

Para quem gosta de curtir e badalar, a noite carioca é a escolha perfeita! Escolha um bom restaurante e dê uma esticadinha para dançar ou tomar um drink, a depender do lugar que você vai estar! Se você descansou durante o dia, então, a noite promete.

 

Veja o que abre e fecha no Dia de Finados no Rio

 

O funcionamento dos serviços públicos e privados do Rio de Janeiro vão sofrer alterações devido ao feriado de finados.

Bancos

Não vai haver atendimento nas agências bancárias no feriado de Finados, no dia 2 de novembro, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para realizar operações bancárias durante o feriado, a população poderá utilizar canais alternativos como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

As contas de consumo (água, luz, telefone) e carnês com vencimento marcado para a data vão poder ser pagos na quarta-feira (3) sem incidência de multa.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 

CET-Rio

A CET-Rio informa que, em virtude da esperada redução no volume de tráfego, na próxima segunda-feira (01/11), véspera do Feriado de Finados, as faixas reversíveis da cidade não vão funcionar.

São elas:

Manhã

– Av. Lúcio Costa

– Av. Prefeito Mendes de Moraes

– Av. Niemeyer

– Av. Gov. Carlos Lacerda (Linha Amarela)

Tarde/Noite

– Rua Jardim Botânico.

Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal, com apoio do Centro de Operações Rio, manterão o monitoramento das vias.

A inversão de sentido do Tablado Superior do Elevado das Bandeiras será mantida, funcionando de manhã no sentido São Conrado e à tarde/noite no sentido Barra.

 

VLT

As linhas 1 (Praia Formosa-Santos Dumont) e 2 (Praia Formosa-Praça XV) do VLT Carioca circulam sem alterações. Os intervalos vão seguir o esquema de fins de semana e feriados, variando de 10 a 20 minutos.

O maior fluxo para o período é esperado nas paradas de chegada e saída do Rio – Rodoviária e Santos Dumont – além da área do Boulevard Olímpico, que concentra opções de lazer como museus e o AquaRio.

 

Metrô

O MetrôRio vai operar com horários especiais. Confira no site da prefeitura.

 

Trens

No feriado de Finados, os trens da SuperVia vão circular de acordo com os horários programados na grade horária de domingos e feriados para cada ramal.

Os passageiros podem consultar as grades regulares nas estações, na seção “Planeje Sua Viagem” disponível no aplicativo e no site ou por meio do SuperVia Fone, no número 08007269494.

 

Mercados

Bramil, Campeão, Costazul, Princesa, Supermercados Real de Niterói: funcionamento normal.

 

Inter Supermercados

Horário de funcionamento será normal, mas as filiais Niterói e Alcântara vão funcionar até às 16h.

 

Rede SuperPrix

Dia 2 o funcionamento das lojas será normal. As unidades de Copacabana e Ipanema vão abrir das 7h às 22h e as lojas da Barra da Tijuca vão funcionar das 6h45 às 22h15. As unidades do Estácio, Maracanã, Engenho Novo, Méier, Tijuca e Niterói funcionam das 7h às 21h. Nas lojas da Penha e Riachuelo, o horário de funcionamento é das 7h às 20h30.

 

Hotéis

Hotéis estarão recebendo os hóspedes com segurança e mantendo todas as normas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação aos cuidados com a Covid.

 

Shoppings

Shopping RioSul: O shopping vai ficar aberto das 12h às 21h. No dia 2, os restaurantes funcionarão a partir das 12h e as lojas, às 15h. O cinema funcionará de acordo com a programação das sessões. O shopping encerra suas atividades às 21h.

Park Shopping Campo Grande: No feriado de Finados, as lojas vão funcionar das 13h às 21h. A praça de alimentação das 11 às 23h, as farmácias das 11 às 21h e as cafeterias e casas de chá das 11h às 21h. A praça dos restaurantes fica aberta das 12h à 0h. A academia SmartFit, o supermercado SuperMarket e o cinema funcionam de acordo com a programação.

Shopping Metropolitano Barra: No dia de Finados, as lojas e quiosques vão funcionar das 13h às 21h. A praça de alimentação abre das 11h às 22h, as atividades de lazer funcionam das 11h às 22h e restaurantes a partir das 12h. O cinema funciona de acordo com a programação.

 

Voo de Helicóptero com a 4 Fly RJ

 

A 4Fly RJ é autoridade em passeios de helicóptero na cidade do Rio de Janeiro, com atendimento 100% personalizado visando a sua comodidade e total satisfação.

Operamos com pilotos experientes, aeronaves modernas e bem equipadas, possuímos todas as vistorias e selos de segurança para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência da sua vida!

Temos o melhor preço do mercado com diferentes tipos de pagamentos.

Fazemos uma rota exclusiva pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Também temos voos exclusivos e diferenciados para casais.

Venha realizar o seu sonho de voar sobre a cidade maravilhosa e sinta a sensação única de ver o Rio de Janeiro por um ângulo ainda mais incrível.

Deixe um comentário

esportes radicais e de aventuras no rio de janeiro

Esportes radicais e de aventuras no Rio de Janeiro

Geralmente, as atividades apresentadas a seguir podem ser feitas por pessoas saudáveis mesmo que não sejam praticantes regulares, pois não estão entre as atividades ou locais que exigem extremo esforço físico, sendo assim muitas delas acessíveis aos iniciantes, desde que orientadas por um instrutor experiente.

Leia mais »