Férias de Julho no Rio de Janeiro

Confira as dicas de lugares para passear e os cuidados a serem tomados nas férias de julho na Cidade Maravilhosa. Comece a se organizar desde já.

Férias de Julho no Rio de Janeiro

Férias de Julho no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é uma das cidades mais dinâmicas da América do Sul. Para quem deseja viajar durante o recesso de meio de ano, chegou a hora de se programar, pois julho é mês de férias escolares e muito concorrido.

Praias, belezas naturais, opções de lazer e atrativos turísticos fazem do Rio de Janeiro um dos destinos preferidos pelos turistas.

A capital fluminense possui desde bairros boêmios, como Lapa e Santa Teresa, até lugares mais tranquilos, como parques e lagos, sem esquecer do Cristo Redentor e do Corcovado.

Confira as dicas de lugares para passear e os cuidados a serem tomados nas férias de julho na Cidade Maravilhosa. Comece a se organizar desde já.

Lembre-se de viajar tomando todos os cuidados necessários por causa do coronavírus, utilizando máscaras, passando álcool gel, mantendo o distanciamento e tudo mais.

 

O que fazer no Rio de Janeiro em Julho?

 

Passeio de Helicóptero

Você também pode ver o Rio de Janeiro de uma outra forma, dentro de um helicóptero. A empresa 4 Fly RJ oferece passeios, que duram 30/45/60 minutos, sobrevoando as principais praias como Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana, passando também pelo Arpoador, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jockey Club, Jardim Botânico, Cristo Redentor, e outros. Você também pode escolher sobrevoar Niterói e se encantar com a visão das praias e da cidade.

Voe com segurança! A empresa adota os padrões internacionais de segurança e as aeronaves seguem os procedimentos de manutenção recomendados pelas fabricantes das aeronaves e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Conhecer e curtir a Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões-postais da cidade do Rio e é o local perfeito para praticar esportes, relaxar bebendo água de coco ou fazer um piquenique.

Em toda sua extensão, o turista tem uma vista privilegiada das montanhas e áreas de lazer com pedalinhos e bicicletas.

 

Aproveitar as praias

Do Leme ao Pontal, você verá um Rio de Janeiro repleto de orlas maravilhosas, com ótima estrutura e que cruzam vários bairros.

Com um extenso calçadão, a praia mais famosa é a de Copacabana, que abrange inclusive a Praia do Leme.

Muito procurada também é a Praia de Ipanema, e a Praia do Arpoador, com sua bela formação rochosa, é ideal para assistir ao pôr do sol.

Além disso, vale passear pela Praia do Leblon, localizada no bairro mais nobre do Rio de Janeiro. Para se ter uma vista panorâmica de toda a orla, da vizinha Ipanema e assistir ao espetáculo do pôr do sol, visite o Mirante do Leblon.

Entretanto, caso você prefira lugares mais tranquilos rodeados de muita natureza, deve ir à Praia da Reserva, Prainha ou a Praia de Grumari.

Você ainda pode conhecer e curtir a orla carioca pedalando. A cidade conta com 19 estações de aluguel de bicicletas entre a Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon.

 

Ir ao Cristo Redentor

Quem vai ao Rio de Janeiro não pode deixar de visitar o Cristo Redentor.  Portanto, programe um passeio ao principal cartão-postal da cidade, inaugurado em 1931, no topo do Morro do Corcovado.

O Cristo Redentor conta com 38 metros de altura e garante uma vista deslumbrante da cidade.

 

Conhecer o Pão de Açúcar

Outro passeio que você deve incluir ao seu roteiro é a visita ao Pão de Açúcar. O teleférico sai da Praia Vermelha e faz uma parada no Morro da Urca, onde o turista tem uma vista privilegiada da Baía de Guanabara e da Enseada de Botafogo.

A próxima parada é no Morro do Pão de Açúcar, que fica a 400 metros acima do nível do mar e oferece uma vista da orla da Zona Sul e de Niterói.

 

Aprazer-se da boêmia da Lapa e Santa Teresa

A Lapa, considerado um dos bairros mais boêmios e democráticos do Rio, tem casas de samba que funcionam todos os dias, especificamente no entorno dos Arcos da Lapa, ponto mais tradicional da região. A diversão rola solta em casas noturnas, restaurantes, bares e ao ar livre.

Durante o dia, os turistas terão a oportunidade de fotografar os Arcos, visitar a escadaria Selarón e andar no bondinho de Santa Teresa, que passa pela região.

Todo primeiro sábado do mês, a rua do Lavradio abriga a Feira Rio Antigo, que reúne artesanatos e objetos antigos.

O passeio pela Lapa pode ser aliado com uma visita aos museus do centro e também ao charmoso Bairro de Santa Teresa, outro bairro bastante procurado dessa região.

 

“Conversar” com a Estátua do Drummond

Quase chegando no forte, no calçadão de Copacabana, está a famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade.

É comum ver filas de pessoas esperando para se sentar ao lado da estátua, seja para tirar fotos, brincar de “conversar”, ou simplesmente admirar a paisagem na companhia do poeta. Apesar de mineiro, Drummond foi homenageado com a estátua por ter estado grande parte de sua vida no Rio.

 

Visitar o Estádio do Maracanã

Cenário de grandes clássicos do futebol mundial, o Maracanã já recebeu tantos momentos históricos que virou ponto turístico no Rio de Janeiro.

Se você gosta de futebol, é importante colocar no seu roteiro. É possível comprar a visita guiada ou simplesmente assistir a uma partida, que também já possibilita o acesso e garante a emoção de ver uma partida oficial.

 

Conhecer o Mural Etnias

O Mural Etnias é uma expressão artística realizada por meio do grafite num muro da região central do Rio de Janeiro. São 15 metros de altura e 170 metros de comprimento pintados pelo artista Eduardo Kobra na fachada de um antigo armazém.

 

Passear de barco pela Baía de Guanabara

Não se espante, mas é possível fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara. O visitante vai ver os principais pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro, e no decorrer do trajeto há um guia com informações e curiosidades, tornando o passeio mais interativo. O roteiro passa pelo Espaço Cultural da Marinha, Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Ilha das Cobras, Arsenal da Marinha e muito mais!

 

RJ em Julho: Principais cuidados a serem tomados

 

Nas praias e com a pele

Mesmo no inverno, as férias de julho trazem alguns dias que podem proporcionar idas às praias paradisíacas do Rio de Janeiro. Mas, se você for despreparado, tome cuidado: o valor do aluguel das cadeiras, por exemplo, pode dobrar se notarem que é para turista. Tudo pode ficar mais fácil se você demonstrar segurança e intimidade com a região (mesmo não tendo). Uma boa dica para a comunicação fluir é ficar por dentro das gírias cariocas e não deixar nada “passar batido”.

O essencial, com ou sem idas à praia, é proteger a pele com um bom protetor solar. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais quentes e queimaduras na pele podem estragar a viagem. Prepare-se bem antes de sair para qualquer atividade.

 

Golpes dos taxistas

É muito comum encontrar taxistas tabelando preços absurdamente abusivos principalmente no trajeto entre aeroporto e hotel. A dica é que você solicite que o taxista utilize e cobre o valor do taxímetro. Existem ainda os motoristas de aplicativos que, dependendo da situação, podem apresentar valores mais em conta.

 

Divirta-se no Rio de Janeiro com a 4 Fly RJ

Deixe um comentário

Conheça a Fauna e Flora do Rio de Janeiro

Conheça a Fauna e Flora do Rio de Janeiro

Tanto a cidade, como também todo o estado do Rio de Janeiro, estão totalmente inseridos na Mata Atlântica. Com ecossistemas como restingas, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais, o bioma é considerado um dos mais ricos do mundo em biodiversidade. A Mata Atlântica é responsável pela maior parte da natureza do Rio.

Leia mais »