Conheça o bairro Vila Isabel no Rio de Janeiro

Para que você possa conhecer o Vila Isabel, fique por dentro das principais informações sobre esse bairro nobre do Rio de Janeiro. Então vamos lá!

Conheça o bairro Vila Isabel no Rio de Janeiro

Conheça o bairro Vila Isabel no Rio de Janeiro

Para que você possa conhecer o Vila Isabel, fique por dentro das principais informações sobre esse bairro nobre do Rio de Janeiro. Então vamos lá!

Designado por um bom tempo como sendo uma freguesia, denominada de Engenho Velho da Tijuca, a Grande Tijuca vem progredindo e se aperfeiçoando para atender às novidades do cotidiano.

Nomes de notabilidades brasileiras compõem a história dessa região, como Tim Maia, Martinho da Vila e Erasmo Carlos. Essa herança, inclusive, fez com que muitos bairros da Grande Tijuca ganhassem características boêmias, como é o caso do Vila Isabel e suas calçadas musicais.

No bairro, atualmente podemos encontrar partes do período de sua inauguração, a exemplo das ruas com casarios antigos e das lojas que mantiveram sua essência francesa de inspiração.

 

O Bairro Vila Isabel

 

Vila Isabel é um bairro de classe média e classe média alta da Zona Norte do município do Rio de Janeiro. A região é berço do samba carioca e traz consigo muitas histórias e boemia por suas ruas.

Localiza-se na subprefeitura da Grande Tijuca, que administra os bairros mais tradicionais e valorizados da zona.

É vizinho dos bairros de Grajaú, a oeste; Maracanã, a leste; Andaraí e Tijuca a sul; e Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo, Rocha e São Francisco Xavier, a norte, pelos quais é separado pela Serra do Engenho Novo.

O bairro de Vila Isabel é sede da região administrativa de Vila Isabel, a mesma engloba os bairros de Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Maracanã. É um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro e é considerado o primeiro bairro projetado do município.

 

Bairro Vila Isabel: História e curiosidades

 

Fundado em janeiro de 1872, o Vila Isabel surgiu com a aquisição das terras da Imperial Quinta do Macaco em 1871feita por João Batista Viana Drummond (Barão de Drummond).

Francisco Joaquim Béthencourt da Silva foi quem fez o projeto arquitetônico do bairro, que se inspirou na cidade de Paris para construir a região.

Também é interessante ressaltar que o bairro teve suas ruas e avenidas batizadas com nomes de personagens da história considerados abolicionistas notáveis, sendo que o próprio “Vila Isabel” se deu em homenagem à Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea.

Em 1875, o Vila ganhou bondes movidos a animais, que interligava o bairro ao centro do Rio de Janeiro.

Depois desse período, o crescimento foi excepcional, principalmente devido a criação de fábricas e outros complexos comerciais. Entretanto, a ênfase ficou com a construção do primeiro zoológico do Brasil que funcionou na região por muitos anos, mas acabou fechando em 1949.

Acredita-se que o famoso Jogo do Bicho foi originado com esse zoo, pois o ticket de entrada vinha com uma numeração e a imagem de um animal.

Atualmente, o local onde ficava o Zoológico do Vila Isabel se transformou no Parque Recanto do Trovador, uma área de lazer que recebe a população local e os visitantes com eventos ao ar livre e muito contato com a natureza.

 

Bairro Vila Isabel: Infraestrutura e boa qualidade de vida

 

Com característica bem residencial, a infraestrutura do bairro Vila Isabel contém vários empreendimentos comerciais e serviços de diversos tipos. Pelas ruas, encontram-se supermercados, padarias, farmácias, lojas de distintos segmentos e até polos de universidades.

Afinal, para assegurar a qualidade de vida dos moradores da região, é indispensável atender às suas necessidades de compras e do cotidiano.

A vizinhança também é um ponto positivo para quem mora na região, com muita natureza ao redor, praças arborizadas e tranquilidade.

Quando o assunto é mobilidade, o bairro está próximo de diversas localidades do Rio de Janeiro. Além disso, oferece linhas de ônibus e metrô para os trajetos mais longos. Para ir até o centro da cidade, basta procurar por um ônibus que realize essa conexão.

Além do mais, os atributos do Vila Isabel também são responsáveis pela qualidade de vida dos moradores e visitantes, com pontos de lazer que agradam diferentes idades.

 

Bairro Vila Isabel: Atributos da região

 

Os pontos turísticos e atributos do Vila Isabel foram se reinventando com o passar do tempo, mas algumas tradições nunca deixaram de existir como o samba, a poesia e a boemia.

Por ter histórico de personalidades do samba e da poesia na região, um dos pontos mais conhecidos do bairro é a estátua em tamanho natural de Noel Rosa, sentado em uma mesa sendo atendido por um garçom. O monumento está localizado bem na entrada do Vila Isabel.

Também agrega esse contexto as belas calçadas musicais, com pedras portuguesas desenhando partituras de músicas famosas brasileiras. Essa ideia surgiu no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, para homenagear os compositores locais, e está no Boulevard 28 de setembro.

Essas calçadas têm início na Praça Maracanã e terminam na Praça Barão de Drummond, evocando músicas como “Cidade Maravilhosa”, “Linda Morena”, “O Abre Alas” e “Aquarela do Brasil”.

Outra importante atração é a sede da Escola de Samba Vila Isabel, fundada em 1946, também localizada no Boulevard 28 de setembro. Ela se consagrou definitivamente em 1988 e, desde então, vem se mantendo como uma das escolas de samba mais famosas no Rio de Janeiro.

Para aqueles que são amantes de gastronomia, a Rua dos Artistas traz uma variedade de restaurantes e bares que servem desde pastéis até pratos mais sofisticados.

No que lhe diz respeito, o quadrilátero do álcool tem quatro bares, um em cada esquina das ruas Visconde de Abaeté e Torres Homem. Nesse polo gastronômico também estão os pubs mais conhecidos da região.

 

No céu sobrevoar RJ, um passeio fantástico

 

Fazer um passeio nas alturas e contemplar as maravilhas da Cidade Maravilhosa em ângulos nunca vistos. Essa é uma ótima possibilidade de lazer para quem almeja ver a cidade de diferentes pontos de vista.

O roteiro e o tempo de voo podem variar de acordo com a preferência dos participantes. Passeios para famílias, namorados, noivos, amigos, para roteiros de 30, 45 e 60 minutos. O orçamento é calculado com base no tempo de voo.

Muitas vezes, só de cima pode se ver melhor a cidade. A maioria das pessoas conhece até muitos bairros, mas a cidade toda pode ser percorrida em poucos minutos durante o sobrevoo. Tem-se muita coisa linda para ser vista e apreciada.

Os pontos turísticos como a lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã, o Cristo Redentor, Urca e Pão de Açúcar, Copacabana, Jardim Botânico, praias, estão entre os locais mais procurados.

Os profissionais da empresa são altamente qualificados. Pilotos, técnicos, engenheiros de manutenção e pessoal de apoio estão comprometidos com a excelência dos serviços prestados e com a segurança de voo.

A 4 Fly RJ realiza translado sob medida para seus clientes a fim de atender os mais diversos tipos de interesses. Será um passeio emocionante e, com certeza, você irá querer repetir e reservar ainda um Voo de Helicóptero no RJ mais longo na próxima vez!

Deixe um comentário

Onde comer no Rio de Janeiro - os melhores lugares

Onde comer no Rio de Janeiro – os melhores lugares

Quando o assunto é gastronomia, o Rio de Janeiro é sem dúvida uma das melhores opções. São diversas as opções espalhadas por todos os bairros. O melhor de tudo é que, além de vários tipos de cozinhas, o preço é variado e, certamente, as opções se ajustarão ao seu bolso.

Leia mais »
esportes radicais e de aventuras no rio de janeiro

Esportes radicais e de aventuras no Rio de Janeiro

Geralmente, as atividades apresentadas a seguir podem ser feitas por pessoas saudáveis mesmo que não sejam praticantes regulares, pois não estão entre as atividades ou locais que exigem extremo esforço físico, sendo assim muitas delas acessíveis aos iniciantes, desde que orientadas por um instrutor experiente.

Leia mais »
Live Dennis das antigas

Live Dennis no Cristo Redentor com a 4 Fly RJ

LIVE DENNIS – No dia 18 de julho de 2020 o DJ Dennis subiu até o Cristo Redentor para comandar uma das melhores lives, “É o mundo”, onde o seu repertório fez muita gente arredar o sofá da sala para dançar os clássicos dos anos 90, além das músicas da atualidade.

Leia mais »
Como se tornar piloto de helicóptero

Como se tornar piloto de helicóptero

Concluir a formação de piloto de helicóptero é muito simples. Assim como o piloto de avião comercial, o candidato que desejar tirar a habilitação precisa fazer cursos teóricos e horas de voo na aeronave para a etapa prática.

Leia mais »