Conheça o bairro São Conrado – RJ

São Conrado, bairro carioca, predominantemente ocupado por edifícios residenciais de classe alta e condomínios de mansões, é uma região nobre da cidade e faz limite com os seguintes bairros: Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca, Gávea, Itanhangá, Joá e Rocinha.

Conheça o bairro São Conrado - Rio de Janeiro

Conheça o bairro São Conrado – RJ

São Conrado, bairro carioca, predominantemente ocupado por edifícios residenciais de classe alta e condomínios de mansões, é uma região nobre da cidade e faz limite com os seguintes bairros: Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca, Gávea, Itanhangá, Joá e Rocinha.

 

História de São Conrado bairro do Rio de Janeiro

 

Foi o comendador Conrado Niemeyer quem custeou a construção da Avenida Niemeyer, criando um acesso ao bairro São Conrado, tornando independente da Gávea a área que hoje forma o bairro maravilhoso.

Nos primeiros anos do século XX, os cariocas tinham por hábito fazer todos os anos uma romaria à igrejinha de São Conrado. Esta, responsável pelo nome do bairro, foi construída em 1903 pelo Coronel Jacob Conrado Niemeyer, em uma elevação junto à estrada, em terras de sua fazenda, integrada hoje ao patrimônio do Gávea Golf Club

Portanto, do alto da serra que culmina com uma elevação mais apreciada do Rio de Janeiro a Pedra da Gávea, tinha-se uma das vistas mais incríveis da cidade.

Na época, a serra era procurada por aventureiros que quisessem apreciar esse panorama privilegiado, como se estivessem na gávea do mastro principal de um navio e, dessa comparação, surgiu o nome do bairro.

Sendo assim, a praia da Gávea, hoje praia de São Conrado, estava dentro das terras do Comendador Conrado Niemeyer.

São Conrado é delimitado por altas montanhas e pelo oceano: em uma extremidade, separando-o do bairro do Leblon, está o Morro Dois Irmãos, em outra extremidade, separando-o do bairro do Joá, está a Pedra da Gávea, imponente maciço de pedra à beira mar.

Por detrás do bairro, coberta de verde, está a Pedra Bonita, onde há uma rampa para salto dos praticantes de asa-delta.

Fechando o perímetro do bairro, está o Oceano Atlântico, com a Praia de São Conrado cuja extremidade Sul também é chamada de Praia do Pepino.

Atualmente, o Túnel Dois Irmãos, que liga o São Conrado à Gávea, é chamado de Túnel Zuzu Angel. Ele recebeu esse nome atual em homenagem póstuma à figurinista Zuzu Angel, que faleceu em 1976, sendo vítima de um misterioso acidente de carro na saída do Túnel Dois Irmãos, em São Conrado. Zuzu Angel se tornou um símbolo da luta pelas liberdades democráticas.

 

Origem do nome do bairro

 

O nome São Conrado tem origem na Igreja de São Conrado, construída no início do século XX, com recursos do Comendador Conrado Jacob Niemeyer, proprietário de terras nas redondezas.

O santo foi adotado como padroeiro por ser o nome Conrado uma constante em sua família.

Os bairros de São Conrado e Gávea são pontos de referência da Cidade, bairros marcantes na paisagem carioca, abrangendo a Pedra da Gávea e o Penhasco Dois Irmãos, dois monumentos naturais de beleza incomparável.

Curiosidades do bairro São Conrado RJ

 

 

Alguns lugares do São Conrado possuem nomes históricos como a Avenida Niemeyer e também a Avenida Aquarela do Brasil, famoso samba-exaltação do compositor e pianista de renome Ari Barroso.

A Estrada da Gávea (junto com a Avenida Niemeyer) era o trecho mais famoso do Circuito da Gávea, que até a década de 50 integrava o calendário internacional das grandes corridas de automóveis.

Essa corrida internacional de automóveis, o Circuito da Gávea, foi uma das mais alucinadas festas de rua do Rio de Janeiro, depois do carnaval, ela durou de 1933 até 1952.

 

Diversidade social neste bairro carioca

 

O bairro conta com localidades voltadas para a classe alta, como o shopping São Conrado Fashion Mall, considerado o mais luxuoso da cidade.

Em oposição estão a grande favela da Rocinha e a pequena Vila Canoas, que formam um dos maiores símbolos da desigualdade social nos países latino-americanos.

 

Infraestrutura e transporte de São Conrado

 

O bairro de São Conrado é cortado pela Autoestrada Lagoa-Barra, principal eixo de ligação entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca.

A Estação São Conrado do metrô Linha 4 tem três acessos sendo: na Estrada da Gávea, próximo ao antigo supermercado Extra; na Avenida Niemeyer, em frente à Igreja Universal da Rocinha; e outro na Avenida Aquarela do Brasil.

Outras antigas vias passam pelo bairro, como a Avenida Niemeyer, a Estrada do Joá, a Estrada das Canoas, que sobe a serra em direção ao Alto da Boa Vista e a Avenida Prefeito Mendes de Moraes.

 

O que fazer em São Conrado durante o dia

 

Confira alguns dos pontos de interesse de São Conrado que podem render boas horas de diversão e relaxamento.

 

Gávea Golf and Country Club

Apesar do nome, também está localizado em São Conrado. Além da vista deslumbrante, o local promove atividades para os praticantes de golfe e também eventos em geral. Vale a pena conhecer.

 

Fashion Mall

Com cinema, teatro, opções gastronômicas e as mais variadas lojas, o shopping Fashion Mall é uma excelente opção de lazer em São Conrado, tanto para o dia quanto para a noite.

 

Praia de São Conrado

A Praia de São Conrado possui o cenário ideal para praticar atividades físicas, tomar uma água de coco, mergulhar no mar azul e fazer fotos lindas para atualizar as redes sociais!

 

O que fazer em São Conrado durante a noite

 

Aqueles que não abrem mão de bons drinks e restaurantes renomados vão se deliciar com o que o bairro tem a oferecer. Confira:

 

Chez L’ami Martin

Com uma carta de vinhos caprichada e ambiente sofisticado, os clientes classificam o restaurante chez L’ami Martin, no Fashion Mall, como excelente. Entre os pratos que merecem destaque estão o suflê de queijo e o steak tartare, prato tradicional da culinária francesa.

 

QuiQui

O QuiQui é um quiosque na beira da Praia de São Gonçalo que oferece drinks e petiscos deliciosos para quem gosta de comer boa comida ao ar livre. Entre as opções estão: dadinhos de tapioca, pastéis de camarão e coquetéis variados, tudo muito elogiado pelos clientes.

 

Luce Cucina & Carbone

Saiba que em São Conrado há boas opções de restaurantes cuja culinária italiana é de apaixonar. Luce Cucina & Carbone é um deles. No menu: pizza, vinho, burrata, deliciosas massas e tudo o que não pode faltar em um bom italiano.

 

Hotéis e hospedagem

O bairro de São Conrado não possui tantos hotéis como alguns outros bairros da zona sul, entretanto os hotéis locais são de ótimo nível tais como o Inter – Continental na orla da praia e o hotel redondo famoso o Hotel Nacional Rio na orla da praia.

 

Voe 4 Fly RJ: O melhor voo panorâmico de helicóptero do Rio de Janeiro

 

Por 30 minutos, você sobrevoará as mais belas paisagens e pontos turísticos do Rio de Janeiro e se surpreenderá com a vista mais espetacular da cidade.

Durante 45 minutos, você sobrevoará os principais pontos turísticos, o Estádio do Maracanã, o Parque Olímpico (Olimpíadas de 2016) e o Sambódromo (palco do maior espetáculo do mundo, o carnaval).

​Além do desfrute de todo o passeio de 30 minutos, este passeio te leva a lugares deslumbrantes para os amantes dos palcos de grandes eventos do Rio de Janeiro.

Durante 60 minutos, você terá a oportunidade de sobrevoar os principais pontos turísticos e monumentos do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara, a ponte Rio-Niterói e as belas praias do oeste do Rio, incluindo a reserva ambiental.

Além do encantamento de todo o passeio de 45 minutos, este passeio mostra locais de paisagens incríveis no Rio de Janeiro.

Nossa equipe operacional é treinada periodicamente conforme os mais altos padrões de segurança e estão a seu dispor para auxiliá-lo em qualquer situação. Consulte nossos roteiros, agende seu voo e se encante com as maravilhas da Cidade Maravilhosa!

Deixe um comentário

Os principais parques no Rio de Janeiro

Os principais parques no Rio de Janeiro

Parque é a nomeação de todas as “áreas de proteção ambiental” de uma cidade. É um local chamado de “área verde”. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

Leia mais »
Segredos no Rio de Janeiro

Segredos no Rio de Janeiro

Viajar é estar em contato com o novo, o diferente. E mesmo dentro da sua própria cidade é possível se maravilhar com novidades, com espaços nunca antes visitados. Para comprovar isso e descartar a mesmice turística, confira alguns segredos no Rio de Janeiro.

Leia mais »