Conheça as principais ciclovias no RJ

Se você é daqueles que gostam de curtir a cidade pedalando, que tal pegar uma bicicleta e dar uma volta na cidade maravilhosa? Confira todas as possibilidades de ciclovias no RJ!

Conheça as principais ciclovias no RJ - 4FLY RJ

Conheça as principais ciclovias no RJ

Se você é daqueles que gostam de curtir a cidade pedalando, que tal pegar uma bicicleta e dar uma volta na cidade maravilhosa? Confira todas as possibilidades de ciclovias no RJ!

 

Sobre as ciclovias no Rio de Janeiro

 

Uma ótima solução para evitar o trânsito intenso no Rio é a utilização de ciclovias.

Geralmente as ciclovias são faixas separadas das vias de tráfego veicular, porém são paralelas entre si. Por vezes, as vias são divididas entre ciclistas e condutores veiculares. Por isso, existem demarcações e sinalizadores. As ciclovias podem possuir cores amarelas, vermelhas, azuis e sinalizadores.

Quando as faixas são compartilhadas, estas são demarcadas e priorizadas por praticantes de corrida e exercícios físicos.

 

Confira agora as ciclovias no RJ

 

As principais ciclovias começam da Marina da Glória e Centro da cidade e se estendem por toda a zona Sul, até o Leblon. Algumas outras ciclovias estão interligadas aos demais bairros da cidade como na Lagoa Rodrigo de Freitas, São Conrado, a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Confira!

 

Enseada da Glória

Localizada no bairro da Glória, esta ciclovia contorna toda a Marina da Glória. Nesse percurso é possível passar pelo Aeroporto Santos Dumont, o Monumento à Santos Dumont, a enseada além da Marina da Glória.

 

Leme e Centro

Esta é conhecida por Ciclovia Mané Garrincha. Percorre a Avenida Princesa Isabel já pelo bairro de Copacabana e segue pela Avenida Lauro Sodré.

Continua pela General Severiano já no bairro de Botafogo e contorna a enseada de Botafogo. A ciclovia tem continuação pelo bairro do Flamengo, contornando todo o aterro e continua pelo Parque do Flamengo.

 

Leme e Copacabana

Você pode iniciar esse percurso pelo bairro do Leme. Basta seguir toda a ciclovia pela orla da praia. Você passará por todo o bairro de Copacabana, na Avenida Atlântica.

 

Copacabana e Ipanema

Denominada João Saldanha, o percurso desta ciclovia liga a orla da praia de Copacabana e a orla de Ipanema.

 

Ipanema e Leblon

Estas ciclovias te permitem aproveitar a orla marítima dos bairros e até parar para dar um mergulho. Aqui também é possível assistir ao pôr-do-sol na orla da praia.

A orla de Copacabana tem vista para o Pão de Açúcar e a de Ipanema tem vista para o Arpoador e o Morro Dois Irmãos.

 

Leblon e Gávea

Conhecida como ciclovia Rubro-Negra, esta ciclovia tem o seu percurso pelas Avenidas Bartolomeu Mitre (no Leblon) e Padre Leonel Franca, seguindo pela Rua Mário Ribeiro (na Gávea).

 

São Conrado

Esta ciclovia segue pela orla da praia de São Conrado de uma ponta à outra. O trajeto é feito pela Avenida Prefeito Mendes de Morais.

 

Barra da Tijuca

A ciclovia, na Barra da Tijuca, é uma das mais extensas da cidade. Ela segue por toda a orla da praia da Barra da Tijuca e segue pelas Avenida Lúcio Costa e a Avenida do Pepê (anteriormente conhecida por Avenida Sernambetida).

Na Barra da Tijuca, a ciclovia que está situada no interior do bairro é conhecida como ciclovia Ayrton Senna, que segue ao longo da via veicular Avenida Ayrton Senna.

As orlas de São Conrado e da Barra da Tijuca são as preferidas principalmente para os que gostam de praias mais tranquilas. Você poderá fazer uma parada em algum dos quiosques pela orla e tomar uma água de coco durante seu passeio.

 

Barra e Jacarepaguá

Este percurso até Jacarepaguá você sairá da Avenida Ayrton Senna e deverá tomar a Estrada do Gabinal.

Já em Jacarepaguá existe uma ciclovia que contorna o Centro de Convenções do Rio de Janeiro. Essa é uma faixa compartilhada entre ciclistas e pedestres.

 

Eco Orla

Ciclovia que liga a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. O trecho é uma reserva ecológica da Lagoa de Marapendi. O percurso é pela Avenida Lúcio Costa.

 

Recreio dos Bandeirantes ao Pontal

Esta ciclovia segue ao longo da orla da praia do Recreio dos Bandeirantes e passa pelo Pontal. Do Pontal você conseguirá seguir até a Praia da Macumba.

 

Praia de Grumari

Esta ciclovia tem acesso da Avenida Estado da Guanabara ao longo da praia de Grumari.

 

Eco Brisa

Esta ciclovia está no limite do bairro de Guaratiba e acompanha a Avenida Nelson Moura, ao longo da Praia das Brisas.

 

Floresta da Tijuca

Esta ciclovia está localizada no Alto da Boa Vista que também é uma faixa compartilhada entre ciclistas e pedestres, porém são vias pavimentadas marcadas de amarelo e fazem parte dos limites do Parque Nacional da Tijuca.

 

Maracanã

O estádio Mário Filho, popular Maracanã, possui uma ciclovia que o circula e tem vias pela Avenida Professor Eurico Rabelo, Avenida Presidente Castelo Branco e Rua Mata Machado.

 

Ciclovias na Ilha do Governado

  • Praia do Dendê: Avenida do Magistério
  • Praia do Dendê – Corredor Moneró: Avenida do Magistério
  • Rio Jequiá: Estrada do Jequiá

 

Ciclovia pela Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa tem uma extensão de 8 quilômetros e de lá é possível observar o Cristo Redentor em um dia bem ensolarado. Após o passeio você pode tomar uma água de coco nos quiosques locais. Esse percurso segue pela Avenida Epitácio Pessoa e Avenida Borges de Medeiros.

 

Lagoa – Humaitá – Botafogo

Esta ciclovia permite o acesso aos três bairros. O acesso é feito pela Avenida Epitácio Pessoa, segue na Rua Humaitá – Rua Visconde Silva – Rua Mena Barreto – Rua General Polidoro – Rua da Passagem – Rua Professor Álvaro Rodrigues até Avenida das Nações.

 

Jardim Botânico

Este percurso tem um sistema de faixas compartilhadas entre ciclistas e pedestres.

 

Botafogo e Laranjeiras

Ciclovia que liga a orla da praia de Botafogo ao bairro de Laranjeiras pela Rua Farani. Sua localização é próxima a sede social do clube do Fluminense e é conhecida como ciclovia Tricolor.

Essas ciclovias no interior dos bairros, são mais tranquilas e pelo Jardim Botânico e Botafogo tem um clima todo especial, bem arborizado e com clima agradável.

 

Vantagem de se conhecer a cidade do Rio de bicicleta

 

Grande parte das ciclovias na cidade do Rio de Janeiro, passa pela orla das praias, ou seja, a costa marítima da cidade. Realizar um passeio por essas zonas te proporcionarão vistas espetaculares.

Além de poder conhecer e apreciar os parques e jardins ao redor, pode conhecer até a floresta da cidade. Muitas construções e monumentos podem ser vistos ao longo do seu passeio, como no caso do Centro da cidade.

Para os visitantes ou quem não tem bicicleta, existe a opção de alugar bicicleta para passeio.

O Bike Rio é um sistema de bicicletas compartilhadas e faz parte do projeto Bike Itaú, junto como a Prefeitura do Rio de Janeiro. Então qualquer pessoa maior de 16 anos pode utilizar uma bicicleta, após adquirir um plano de utilização.

A retirada e a devolução das bikes podem ser feitas através de qualquer estação do sistema espalhadas pela cidade.

 

Passeio de Helicóptero é com a 4 Fly RJ

 

Fazer um passeio de helicóptero é uma experiência única, a sensação de aventura, adrenalina e liberdade torna-se indescritível ainda mais se sobrevoar paisagens encantadoras como as do Rio de Janeiro.

A empresa 4 Fly RJ atua na área de transporte aéreo e atende as diversas necessidades de seus clientes.

 

Voo Panorâmico

Passeios para famílias, namorados, noivos, amigos, por diversos pontos turísticos do Rio. O orçamento é realizado com base no pacote de voo escolhido, independentemente do número de passageiros.

Imagine viver uma experiência inesquecível ao lado de quem você ama na cidade que tem um dos espaços aéreos mais movimentados do mundo.

E além da Capital, temos os nossos deslumbrantes litorais e costas, um extenso horizonte azul, onde você poderá aproveitar o verão em locais paradisíacos cercados por montanhas e áreas verdes de tirar o fôlego!

E não é por menos, todos querem viver e realizar o sonho de poder voar apreciando a incrível paisagem dessa metrópole vista de cima.

Deixe um comentário

Festa de Réveillon RJ 2021

Festa de Réveillon no RJ 2021

Faltando apenas alguns dias para a virada, encontrar a opção ideal de festa de Réveillon não tem sido uma questão fácil nesse ano de pandemia. Confira algumas informações e dicas para a festa de fim de ano no RJ.

Leia mais »
Motivos para viajar para o Rio de Janeiro

Motivos para viajar para o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é muito mais que praia, samba e carnaval, é uma cidade demasiadamente animada. A naturalidade dos cariocas consegue transmutar tudo num evento contagiante. O Cristo Redentor com seus braços abertos é bem mais que uma mera mensagem de boas-vindas, é o próprio espírito da cidade.

Leia mais »