90 anos do Cristo Redentor

A Festa dos 90 anos do Cristo Redentor acontecerá de 9 a 17 de outubro, na Marquês de Sapucaí, e terá como eixo norteador o Desenvolvimento Sustentável, desde a concepção, passando pela organização até as atividades no Sambódromo.

90 Anos do Cristo Redentor - Rio de Janeiro - 4FLY RJ

90 anos do Cristo Redentor

Hoje, 12 de outubro, é comemorado os 90 anos do Cristo Redentor, estátua erguida no alto do morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, completa mais um ano desde a sua inauguração, em 1931.

Serão cinco dias de programações no espaço titulado “Cristo Sustentável”, com ofertamento de serviços voltados para a população em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de assistência social, atendimento jurídico, psicologia, cidadania, cultura e sustentabilidade. A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, na Avenida República do Chile, nº 245, no Centro, sediará o evento.

Para celebrar a data, a Sony Music em parceria com a União Brasileira de Compositores e o Santuário Cristo Redentor, lançaram a música Alma Carioca, Cristo Redentor. A letra, composta por Moacyr Luz, ganhou videoclipe e é interpretada por quatorze cantores: Zeca Pagodinho, Maria Rita, Diogo Nogueira, Mart’nália, Fagner, Paula Toller, Xande de Pilares, Fernanda Abreu, Padre Omar, Sandra de Sá, Jorge Aragão, Toni Garrido, Moacyr Luz e Bruno Gouveia.

Os primeiros versos da faixa enaltecem o Rio de Janeiro e o Cristo Redentor, citando a pedra sabão e o mármore utilizados na construção do monumento. Diz a Letra:

“Uma cidade de beleza rara.

Braços abertos sobre a Guanabara.

Pedra sabão, o coração carrara.

Que bate forte numa noite clara”.

 

Festa de 90 anos do Cristo Redentor

A Festa dos 90 anos do Cristo Redentor acontecerá de 9 a 17 de outubro, na Marquês de Sapucaí, e terá como eixo norteador o Desenvolvimento Sustentável, desde a concepção, passando pela organização até as atividades no Sambódromo. O Setor Cristo Sustentável marcará presença com a Vila Sustentável e o Ação de Amor do Cristo Redentor, incluindo várias parcerias e projetos sociais.

O propósito da Festa é deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. O ingresso social será um quilo de alimento não perecível. O objetivo é arrecadar toneladas de alimentos para serem distribuídas a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante seus 90 anos, o Monumento ao Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e Santuário católico. Administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mostra que o significado da existência do monumento vai muito além do turismo: ele é um Santuário, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro, e é o símbolo nacional de Fé e Esperança.

 

90 anos do Cristo Redentor: eventos e cerimônias

Hoje, dia 12 de outubro, será realizada a Missa em Ação de Graças pelos 90 anos do Cristo Redentor, no Santuário Cristo Redentor, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

line-up do evento contará com atrações nacionais e internacionais, como Jorge Aragão, Dennis DJ, Elba Ramalho, Maestro João Carlos Martins, Jesus Luz, DJ Fábio Lopes, Elymar Santos e Os Abaeteuaras, do Pará, entre outros nomes, que vão se apresentar no Palco da Paz, na Praça da Apoteose. O palco também terá apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, além de teatro, dança e folclore. Toda a programação estará no site oficial do Santuário Cristo Redentor. Confira!

O evento também contará com outras atividades, como a Vila Sustentável, o Ação de Amor do Cristo Redentor, o Cristo Tátil, a Quermesse, a Vila Gastronômica, a Exposição Cristos do Brasil, o Coro da Princesa, o Auto do Cristo Redentor, o Desafio Corrida Cristo Redentor, os dias de Portugal e o Dia da Itália e o Espetáculo a Céu Aberto.

A Vila Sustentável deverá ser composta por um Jogo Sustentável, que promoverá a educação ambiental em ações durante a partida. Também possuirá pontos de coleta de lixo eletrônico.

O Ação de Amor do Cristo Redentor terá ações preventivas num espaço cidadão, onde serão realizados atendimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cidadania e meio ambiente, através de equipes de profissionais especializados e em parceria com universidades, ONGs e instituições públicas e privadas.

Quem passar pelas atividades do Setor Cristo Sustentável deverá assumir um compromisso de mudança pessoal pelo bem da sociedade.

O projeto do Cristo Tátil se propõe a gerar acessibilidade através de uma réplica do Sagrado Coração do Cristo Redentor. A réplica será reproduzida em escala real e revestida em pedra sabão, como o original. Além de provocar interesse e emoções do público em geral, o coração vai proporcionar, através do toque, tamanha grandiosidade do monumento.

Como toda Quermesse, a dos 90 Anos terá quiosques que representam cada estado da federação e alguns países que têm relação com o Cristo Redentor.

A Vila Gastronômica contará com uma deliciosa variedade de comidas para todos os paladares. Haverá também músicas folclóricas, artes e cultura de cada local.

A Exposição Cristos do Brasil vai exibir para o público 27 réplicas fieis de imagens do Cristo presentes nas diversas regiões do país, evidenciando os traços mais marcantes, as diferenças, as semelhanças e curiosidades. Elas serão feitas em fibra, através de impressão 3D, proporcionando total acesso digital dos visitantes à história dos monumentos e à cultura que os envolve. O Cristo Redentor do Corcovado é a fonte inspiradora de todos os monumentos que serão expostos na Exposição Cristos do Brasil.

Em homenagem à Princesa Isabel do Brasil, intimamente ligada à história da construção do Cristo Redentor, o Coro da Princesa fará sua estreia dentro das comemorações dos 90 anos do monumento e será o coral oficial do Cristo Redentor.

Em todos os dias da Festa, sempre às 18h, será realizado o Auto do Cristo Redentor, uma belíssima encenação da História do monumento! Será uma oportunidade para valorizar o teatro, essa forma de arte tão importante e especial!

A Corrida de Rua é um forte vetor de integração social. No Desafio de Corrida Cristo Redentor, a corrida em si e suas características de performance e disputa esportiva ficam em segundo plano e será exaltada a celebração da amizade, do companheirismo, da fé, da esperança e do amor, em um ambiente saudável onde o mais importante é chegar e comemorar com todos. O Desafio é individual, e cada participante terá a oportunidade de refletir enquanto se dirige ao Cristo Redentor.

Os dias de Portugal e da Itália terão elementos emblemáticos da cultura desses países. No Dia de Portugal, será realizada uma Noite de Fado, com grandes nomes desse estilo musical. No Dia da Itália, a ideia é que Elettra, a filha do inventor Guglielmo Marconi, que acionou a luz do Cristo Redentor pela primeira vez na inauguração, em 1931, diretamente de Roma, faça o mesmo, desta vez utilizando tecnologias digitais. A ação será realizada junto ao Consulado Geral da Itália.

O Espetáculo Teatralizado a Céu Aberto é o ponto alto da comemoração dos 90 anos do Cristo Redentor! Uma explosão de alegria com inspirações de vários cantos do país, que demonstrará a universalidade do monumento! Será contada a História do Cristo Redentor sob a perspectiva das maiores festas populares do país, ícones multiculturais do povo brasileiro, numa ótica amplificada de ritmos, cores e formas.

Todas as atividades da Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras da Vigilância Sanitária.

 

Voo Panorâmico no Cristo Redentor com a 4 Fly RJ

Visitar o Rio e não conhecer o Cristo Redentor não é uma opção. Nada melhor que aproveitar os festejos comemorativos dos 90 anos do Cristo Redentor para sobrevoar, a bordo de um helicóptero, o Monumento do Cristo. Será um passeio realmente incrível!

Todo o passeio é muito emocionante e agradável. Lembrando que além do Corcovado, a 4 Fly RJ possui alguns roteiros que contemplam diversos outros pontos turísticos do Rio. Escolha o seu!

Nossa equipe de profissionais está empenhada em fazer você sair admirado, feliz e satisfeito pelo seu passeio de helicóptero único no Rio de Janeiro. Aproveite e venha viver uma experiência emocionante no Rio de Janeiro acessível, segura e inesquecível.

Deixe um comentário

Conheça a Fauna e Flora do Rio de Janeiro

Conheça a Fauna e Flora do Rio de Janeiro

Tanto a cidade, como também todo o estado do Rio de Janeiro, estão totalmente inseridos na Mata Atlântica. Com ecossistemas como restingas, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais, o bioma é considerado um dos mais ricos do mundo em biodiversidade. A Mata Atlântica é responsável pela maior parte da natureza do Rio.

Leia mais »
Saiba o que fazer nas férias de Janeiro no RJ

Saiba o que fazer nas férias de Janeiro no RJ

Férias de Janeiro no RJ. O Rio de Janeiro é um dos lugares mais bonitos do Brasil e procurado pelos turistas. Com atrações para todos os gostos e estilos pessoais, a metrópole é formada por belas praias, festas, bares, museus, shoppings e inúmeros cartões postais que fazem do Rio de Janeiro uma das cidades mais visitadas do Brasil.

Leia mais »