fbpx

7 lugares históricos no RJ para conhecer

7 lugares históricos no RJ para conhecer

7 lugares históricos no RJ para conhecer

O Rio de Janeiro é uma cidade esplendorosa, sempre cheia de gente disposta a curtir o que há de melhor por lá. O local também oferece várias opções de programas culturais para quem quer conhecer esse lado de um destino tão lindo como o Rio de Janeiro. Confira a seguir, 7 lugares com esse tipo de programação!

 

Dicas de lugares históricos no RJ para visitar nas férias

 

·        Museu Nacional de Belas Artes

O acervo do MNBA com cerca de 18 mil obras de arte inclui obras trazidas por D. João VI de Portugal, em 1808, coleção reunida por Joachin Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa e obras dos séculos XIX e XX.

No centro histórico do Rio de Janeiro, a construção projetada para sediar o Museu Nacional de Belas Artes foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 1973 possui galerias que narram a história das artes plásticas no Brasil desde o seu início até a contemporaneidade.

O Museu é a instituição que concentra a maior e mais completa coleção de arte brasileira do século XIX e possui um acervo de 70 mil itens entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos, livros e documentos. Vale a pena conhecer!

 

·        Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

Constantemente, o Acervo da Biblioteca Nacional vem crescendo a partir de doações, aquisições e com a lei do depósito legal, que garante o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação contínua da Bibliografia Brasileira, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais. Para efeito de Depósito Legal, entende-se toda obra registrada, em qualquer suporte físico, destinada à venda ou distribuição gratuita.

 

·        Mosteiro de São Bento

Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia e é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade, o Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro, foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém-fundada cidade de São Sebastião. Em pleno centro da grande metrópole, conserva-se como um lugar de paz, silêncio e oração.

Dentro do Mosteiro estão o Colégio de São Bento, as Edições Lumen Christi, a Faculdade de São Bento, a Casa de Retiros de Emaús e a Obra Social São Bento

 

·        Theatro Municipal

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. Em sua última reforma, foram encontradas e resgatadas preciosidades como um grande painel original do italiano Eliseu Visconti. A imponente águia de 350kg que enfeita o topo da construção foi restaurada com 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento.

Ao longo de sua história, o Theatro Municipal recebeu grandes artistas internacionais e importantes nomes da cultura brasileiras, incluindo representantes da dança, música, ópera e artes cênicas.

 

·        Paço Imperial

Com a chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império. Após a Proclamação da República, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é um dos marcos da história cultural do Rio de Janeiro.

O prédio do Paço Imperial chama atenção, mas pouca gente sabe que o espaço, no centro do Rio, foi o palco de importantes marcos históricos, como o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da Independência do Brasil.

Só a ida lá para ver o prédio, já vale muito a pena. No local, há lojas e restaurantes. É uma curtição pegar um livro e ficar tomando um café curtindo o movimento na parte interior do Paço Imperial. Há pessoas que gostam de tirar a tarde para ficar lá dentro batendo papo.

Atualmente, o Paço Imperial é um espaço multicultural com programação de artes visuais, artes cênicas, arquitetura e design, música, seminários e palestra.

 

·        Real Gabinete Português de Leitura

Fundado em 14 de maio de 1837, o Real Gabinete Português de Leitura oferece um acervo com 350 mil obras de autores portugueses fora de Portugal. A consulta dos livros é franqueada aos leitores no salão da biblioteca.

As quatro estátuas que se encontram próximas ao Real Gabinete Português de Leitura são de: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. Os medalhões da fachada retratam, respectivamente, os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.

Eleita uma das vinte bibliotecas mais belas do mundo, essa construção só poderia estar na Cidade Maravilhosa.

Bonito e cheio de conteúdo, o Real Gabinete Português de Leitura pode até ser uma casa portuguesa, com certeza, mas tem muito do Rio de Janeiro.

 

·        Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos e importantes do mundo.

Fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas de diversos países, bem como pela beleza de suas paisagens. Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte. O Jardim também é um bom local para observação de aves.

 

Sobrevoe os lugares históricos no RJ com a 4 FLY RJ

 

Viva uma experiência única e construa memórias incríveis!

Com a 4Fly RJ, você desfruta das mais belas paisagens com preços acessíveis.

Que tal voarmos juntos pelos principais pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro? Seja qual for a sua opção de voo, com a 4 Fly RJ o seu sonho pode se tornar real!

Nosso pessoal é acolhedor, nossas aeronaves são certificadas, os passeios personalizados e a paisagem de tirar o fôlego!

Aprecie as vistas deslumbrantes de pontos turísticos e culturais com fama mundial de um jeito completamente novo, com muito estilo e conforto.

Existem experiências na vida que valem cada centavo investido, e um voo panorâmico no Rio é uma delas.

Seguimos todas as recomendações sanitárias de combate ao Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.